24/04/2012

Ajuste no DSL-2640B

No pregão 71/2010, foi encaminhado um Modem Roteador Wireless (DSL-2640B), mas o detalhe é que a Escola já tem um Modem instalado pela operadora de telefonia administrado pela mesma.
A solução que me pareceu mais prática, sem ter que ligar para a operadora de telefonia, foi tornar o Modem Roteador apenas um Swith Wireless.

 Abra o navegador e digite "192.168.0.11".


Os dados necessários para a Autenticação pode ser conseguidos entrando em contato com o NTE da sua região ou NTM da sua cidade.


Uma página com as Informações do Dispositivo vai ser exibida.


Clique em Configuração Avançada.


Clique em LAN e a página exibirá as configurações atuais da Rede Local do Roteador.


Altere o Endereço IP para um número que esteja dentro da Rede Local do Modem configurado pela operadora de telefonia (normalmente a rede costuma ser 10.1.1.0/24) no meu exemplo vou usar o IP 10.1.1.253 (não precisei mexer na Máscara de Sub-rede).


Clique em Desabilitar o Servidor DHCP, vale lembrar que o DHCP do modem instalado pela operadora de telefonia fica ativado por padrão.


Clique em Salvar/Reiniciar e pronto.

Conecte o cabo que sai do modem já instalado em qualquer porta LAN do router e ele faz o resto.
Eu recomendo reiniciar os PCs da sala após a alteração.

P.S.: Eu percebi uma vantagem em receber esse tipo de aparelho, caso o modem da operadora queime, o que acontece frequentemente na minha região, a escola não precisa comprar outro imediatamente, pode usar temporariamente o próprio router como modem. Digo temporariamente, pois se queimar o router o investimento será maior que um simples modem.

16/04/2012

Impress ou Browser? Eis a questão!

Vários professores, reclamavam que no Impress os links para sites não funcionavam, que no "windows" funcionava perfeitamente e que no Impress não.
Após várias horas explorando as propriedades dos links no Impress, resolvi usar o "jeitinho brasileiro", tentei criar um atalho que lançasse o site desejado, alterando o link da apresentação, apontando para o arquivo (atalho) e não para a URL (site), foi aí que ascendeu a lâmpada, pois o atalho criado tinha o mesmo comportamento do link da apresentação.
O "problema" não estava no Impress e sim no Sistema Operacional, mais precisamente no Navegador Web Padrão.


Clique em Iniciar > Sistema > Centro de Controle.


Clique em Componentes do KDE e depois clique em Aplicações Padrão.


Clique em Navegador Web (), depois no botão com "..." ().


Clique em Internet e selecione o Firefox e clique em Ok.


Clique em Aplicar.

Feche Todas as janelas e teste novamente o link da apresentação, ele deverá funcionar. Aqui no NTE funcionou.
Obviamente pode haver outros probelmas com o link (URL errada ou propriedades do link).

Espero ter ajudado.