30/07/2008

Menus Linux Educacional 1.0 e 2.0

Para manipular o Menu no Linux é necessário utilizar o pacote Kmenuedit, que em algumas distribuições já vem instalado, no Linux Educacional ele não vem instalado, por isso use o seguinte comando para instalá-lo:

# aptitude install kmenuedit

Ele estará disponível em:

Menu > Executar Comando...

Digite kmenuedit e tecle enter.

No Linux Educacional 1.0, os itens "Ministério da Educação" e "Hinos Nacionais" são do tipo Submenu os demais itens são do tipo Item, criados a partir do submenus acima citados. Basta deixar o Menu como o dos outros PCs, conforme o exemplo que segue:

No Linux Educacional 2.0, os Menus já estão criados, mas no caso de atualizar o Linux Educacional 1.0 para a versão 2.0, você terá que alterar alguns detalhes, pois o Conteúdo do MEC está organizado de maneira diferente nas duas versões.
Começarei pelo RIVED (Objetos de Aprendizagem), neste basta trocar as letras em maiúsculas por minúsculas do diretório rived.

Para os itens DVDs da TV Escola e Obras Literárias (Domínio Público), é necessário alterar os campos Nome e o Comando como destacados nas figuras abaixo:
Agora mova (arrastando) os itens alterados acima para fora de seus submenus originais, posicionando os conforme abaixo:

Para excluir os itens desnecessários, marque eles e clique em excluir.

Para salvar estas modificações, basta clicar no primeiro ícone e pronto, a figura abaixo mostra como ficará o Menu.

Os itens referentes aos Hinos Nacionais não necessitam de edição.
Agora vamos editar o Painel superior de atalhos.
Clique com o botão direto sobre o ícone do TV Escola e escolha Remover, repita a ação com o ícone do Dominio Público.

Clique novamente com o botão direito sobre o Painel, agora faça como mostra a figura (abaixo) para adicionar o Domínio Público corrigido, repita o processo para adicionar o TV Escola.

Se desejar colocar os ícones na ordem original, clique com o botão direito sobre o ícone que deseja movimentar, e escolha a opção Mover Botão ... movimente o mouse até a posição que deseja posicioná-lo e clique com o botão esquerdo.

Pronto seu Painel ficará com essa aparência:


PS:
No caso de reinstalação do sistema Linux Educacional 2.0, onde o PC de origem veio do MEC já com a versão 2.0, basta copiar a pasta /home/ConteudoMEC/ que os atalhos funcionaram sem problemas.

29/07/2008

Bug Linux Educacional 2.0

Atualizado em 23/07/09

O Linux Educacional tem um bug que trava a sua inicialização. Quem dispara o bug não é o HD, pois as máquinas que o MEC disponibilizou com a versão 1.0 do Linux Educacional, possuem HDs IDE, e não são afetada por esse bug.
Mas vamos ao que interessa, que é burlar o bug.
Para isso basta seguir os passos descritos em Correcao_LE.pdf, um passo-a-passo produzido por Francisco Willian Saldanha, que lhe orientará como burlar temporariamente o bug.
Para tornar a correção definitiva, o colega Sergio Carvalho de Esteio/RS deu a luz, é necessário durante a edição do arquivo /boot/grub/menu.lst realizar a seguinte alteração:
Localize as linhas que possuem /dev/hda2 (como na imagem abaixo).


E troque o 'h' por 's'.


Salve o arquivo e pronto.
Os passos descritos no passo-a-passo, citado anteriormente, referentes aos campos hiddenmenu e timeout 2, são opcionais, o bug pode ser burlado sem alterá-los.

PS: A máquina que utilizei para fazer o teste foi uma positivo recebida em 2004 do MEC.

17/07/2008

Cadê meus desenhos do Tuxpaint???

Os desenhos estão salvos no diretorio /home/aluno/.tuxpaint/saved/.



Para acessá-los, vá em Pasta do Usuário e acrescente no campo localização .tuxpaint/saved/, tecle enter e pronto, os arquivos salvos serão exibidos no quadro principal com extensão .png.

Divirta-se!

;-)

07/07/2008

Alterar Idioma do Linux Educacional

Caso você queira trocar o Idioma do Linux Educacional 1.0 ou 2.0, que não se encontra em Português do Brasil, basta seguir o caminho abaixo:


Depois escolha Brasil na opção como abaixo:


Clique em Aplicar, aguarde, clique em Ok.

PS: O exemplo está em Inglês, mas caso esteja em outro idioma, basta identificar os ícones das ilustrações acima, pois eles são os mesmos em qualquer idioma.